Em 2024, a Black Friday acontecerá em 29 de novembro. Como já é de costume, o evento é realizado sempre na última sexta-feira do penúltimo mês do ano e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros. Justamente pelo fato de que muitas pessoas esperam novembro para comprar eletrônicos e eletrodomésticos, há um aumento expressivo nas vendas de muitos tipos de itens, como por exemplo, roupas, calçados, produtos esportivos, beleza e até mesmo de alimentos e bebidas.
Mas, como saber se a sua empresa está pronta para o dia da Black Friday em 2024? Primeiro, é recomendado analisar a sua estratégia de marketing e vendas para saber como aproveitar as oportunidades do período. E segundo, continue a leitura que a Dona Jurema Marketing e Propaganda vai te ajudar a se preparar para essa data.
Para a Black Friday 2024, o cenário mais provável continua a ser de um aumento significativo nas vendas, impulsionado pelo crescimento contínuo do comércio eletrônico e pela expansão do número de consumidores digitais no Brasil.
Em 2020, apesar dos desafios da pandemia, as vendas na Black Friday cresceram 25% em comparação ao ano anterior, destacando o potencial robusto do evento mesmo em períodos de crise. A tendência para 2024 é ainda mais otimista, baseada em vários fatores:
Portanto, é razoável esperar que a Black Friday 2024 mantenha a trajetória de crescimento nas vendas, aproveitando o impulso contínuo do comércio eletrônico e a adaptação das empresas ao ambiente digital.
O desempenho de muitas empresas, principalmente de e-commerce, varia com a sazonalidade das datas comemorativas. Depois do Natal, a Black Friday é a que mais movimenta as vendas no comércio on-line.
Como a sua loja virtual está se preparando para isso? Está tudo pronto para aproveitar as mensagens de Black Friday certas para os seus clientes? Caso precise de ajustes e otimizações na estratégia de Black Friday, conte com a Dona Jurema Marketing e Propaganda.
Em 2024, os consumidores esperam das empresas um atendimento que vá além da simples venda, focando em suas necessidades, desejos e entretenimento.
Embora a maioria dos consumidores (80%) busque preços promocionais, outras expectativas incluem promoções como 2 por 1 (6%), frete grátis (4%), parcelamento sem juros (4%), cupons (2%) e melhor prazo de entrega (1%). Surpreendentemente, apesar de apenas 1% dos entrevistados priorizarem um melhor prazo de entrega, um estudo do Reclame Aqui destacou que a pontualidade na entrega é o principal desafio durante a Black Friday, representando mais de 49,62% das reclamações.
Para enfrentar esses desafios, além de uma gestão eficiente de estoque, é crucial manter uma comunicação transparente com os clientes. A utilização de tecnologias que permitem o rastreamento de pedidos pode significar uma experiência mais satisfatória para o consumidor, especialmente considerando que para muitos, a Black Friday é a primeira interação com a empresa.
O primeiro passo é fazer um planejamento com estratégias de marketing e vendas. Pensando nos Insights do Google para a data, experimente trocar ofertas de produtos por motivações de consumo:
· Ofereça os melhores achados – já pensou em criar stories com achados da sua marca de forma totalmente espontânea?
· Disponibilize a melhor oportunidade para uma escolha inteligente – qual é o maior diferencial da sua loja hoje?
· Viabilize o consumo – por que essa necessidade deve ser atendida em sua loja?
Lembre-se de que os consumidores dedicam tempo considerável à pesquisa de produtos e lojas antes de efetuar uma compra, e muitos estão abertos a experimentar novas lojas online pela primeira vez. É fundamental integrar o seu diferencial à estratégia de marketing e vendas, mantendo sempre em mente os benefícios que isso proporciona ao consumidor.
Contate a Dona Jurema Marketing e Propaganda. Estamos aqui para contribuir com as melhores soluções para o crescimento da sua empresa.