


22 maio BLOG COMO ESTRATÉGIA PARA SUA MARCA
Estar na internet nunca foi tão importante quanto hoje, com as pessoas ficando mais tempo em casa e a maioria delas navegando por horas na rede. Aproveitando esse momento, muitas marcas estão divulgando diversos tipos de conteúdo nas mídias sociais. Mas, chegamos a um ponto em que são tantas informações compartilhadas simultaneamente, que muitas delas podem passar despercebidas aos olhos dos usuários.
As marcas querem produzir e divulgar seus conteúdos, mostrar que têm relevância para o consumidor e fazer parte do dia a dia dele, tanto com os seus produtos e serviços, quanto com os temas abordados por elas, que podem ser atrativos e marcantes para quem lê.
Mas a questão é, aonde publicar esse conteúdo? Como os usuários vão encontrá-lo? Onde divulgar, além das redes sociais? Temos certeza que você quer ser visto pelo o seu público, e essas questões são pertinentes, por isso vamos te ajudar a explorar essa estratégia.
Por que a sua marca precisa de um blog?
Já pensou em ter um blog no seu site? Um espaço só da sua empresa, onde não tem competição de atenção com outras marcas. Um local que represente o universo da sua marca e produzindo conteúdos voltados para ela e que podem ser apresentados de diversas maneiras.
O blog permite que seu produto ou serviço tenha contato mais pessoal com o público, e se bem trabalhado, gera interesse, diálogo real com os usuários e conquista leitores fiéis. Além disso, ajuda no processo de funil de vendas (inbound marketing), já que auxilia na decisão daqueles clientes com dúvidas, vira referência na memória dos que estão começando a pesquisar sobre o assunto ou têm apenas curiosidade. Esse processo, apesar de parecer simples, pode se converter em vendas no futuro.


Seu blog sendo visto no Google
Um site ou blog tem mais chances de aparecer na primeira página do Google quando seus conteúdos são trabalhados da maneira correta. Ou seja, quanto mais relevante, autêntico e bem estruturado forem os textos do seu blog, mais probabilidades existem deles aparecerem no topo da pesquisa.
Um blog realmente interessante
O seu blog precisa gerar valor para o seu leitor. O que é apresentado precisa ser produzido por quem tem autoridade no assunto, por isso, é muito importante ter mais de uma pessoa para escrever, de setores diversos, e até convidados. Além de contribuírem com um conteúdo mais consistente, podem levar mais tráfego à página.
Os temas abordados podem ser diversos, o ideal é entender os assuntos que o seu leitor mais aprecia. O seu blog pode ter textos educativos, com o objetivo de ensinar como funciona o serviço ou produto; dicas que envolvem o universo da marca; sobre a importância do produto; notícias; ações que a sua empresa realiza etc.
São inúmeros os formatos de conteúdo para blog e você não precisa se limitar apenas ao texto escrito. Existem:
- Infográficos;
- Gráficos;
- Texto;
- Texto com vídeo;
- Conteúdo em áudio;
- Conteúdo em vídeo;
- E-book;
- Relatórios de pesquisa;
- Entre outros formatos.
➡ Para você: DATAS COMEMORATIVAS: ENTENDER PARA VENDER NA QUARENTENA
Separamos alguns exemplos, onde cada marca produz o seu conteúdo de acordo com o posicionamento dela, o que precisa ser informado e o que os leitores gostam de ler, não deixando de fora o tom de voz.
Nestlé: além do texto com o passo a passo das receitas, alguns têm vídeos que mostram o preparo.
Bottero: o blog da Bottero abrange vários assuntos que envolvem a empresa, sendo sustentabilidade, moda, dicas para o dia a dia.
Farm: com linguagem e imagens mais fofas, o blog da Farm traz dicas de decoração, moda, notícias de ações da marca e sobre a vida no cotidiano.
ACIFI: com foco no público empresarial de Foz do Iguaçu, o blog da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), publica notícias da área, além de dicas de soluções para os empresários.
Charme Móveis e Planejados: o blog da Charme apresenta dicas de decoração e organização, DIY, decorações feitas pela Charme em casas de clientes, entre outros assuntos que fazem parte do universo da marca.
O blog é uma ferramenta muito importante para a sua marca, mas além de criá-lo, é necessário fazer a manutenção constantemente. Um blog abandonado ou não pensando para o usuário, causa uma má percepção. Por isso, é muito importante ter um profissional ou agência cuidando dele, para oferecer uma experiência positiva aos leitores e trazer os resultados que a sua empresa deseja.
Então, preparado para a sua empresa ter um blog? É a sua chance de conquistar seu espaço próprio na internet e mostrar o objetivo da sua marca.
Novidades e dicas da área de propaganda, você encontra no blog da Dona Jurema. Fique ligado que teremos mais novidades!😉
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