Domingo, dia 17/05, é o Dia Mundial da Internet, e aproveitando essa data queremos compartilhar um post um pouquinho diferente do que temos feito por aqui. Vamos fazer uma breve reflexão sobre como temos usado a internet nos tempos atuais.
Como empresário, você está percebendo que hoje, mais do que nunca, ela é uma ferramenta fundamental para o seu negócio. Principalmente considerando o cenário de pandemia que estamos vivendo, e os dias em que o comércio precisou fechar suas portas. Nessa nova realidade, não havia outra forma mais efetiva para se comunicar com os clientes que não fosse por meio da internet. Que papel gigante ela ocupa em nossas vidas, não é mesmo?
Mas a gente sabe que nem sempre foi assim. Apesar de não parecer, a história da internet é muito recente nas nossas vidas. Depois que ela se popularizou e passou a atuar fortemente nas empresas, muitos empreendedores ainda demoraram um pouco para perceber quão forte ela pode ser como ferramenta de crescimento para os negócios. Como também, o quanto ela agiliza processos e dissemina mensagens de maneira rápida para uma quantidade absurda de pessoas, que tempos atrás jamais seria possível alcançar.
E por isso te perguntamos, depois de tantas mudanças e avanços, você tem clareza de como explorar a internet a favor da sua marca?
É possível que de primeira você pense na internet como uma grande plataforma onde é possível mostrar seus produtos e serviços. Como em uma grande vitrine. Ou ainda, que ela torna rápida para o cliente, a ação de busca por informações do seu espaço físico.
Mas, vamos nos aprofundar um pouco mais. Com o volume de informações com que estamos lidando hoje, esse tipo de conceito pode fazer com que os seus conteúdos passem despercebidos. É claro que existem técnicas de gatilho para captar a atenção do usuário. Mas tem também um caminho que capta muito mais que atenção, que são os conteúdos que falam diretamente sobre as dores do cliente.
O que estamos querendo propor aqui, é uma análise sobre como a sua marca pode se conectar com quem está do outro lado da tela do celular ou computador. Vale lembrar que uma marca (a sua, por exemplo) é feita de pessoas. Pensando nisso, que tipos de conteúdos, além de produtos e serviços, podem ser criados para conectar pessoas com pessoas?
👉🏼 Abaixo compartilhamos exemplos de 3 marcas que estão fazendo isso:
Já que estamos na internet, por que não tirar o melhor proveito desta rede trabalhando com conteúdos que transformam, tocam, questionam e geram reflexões? Quanto mais sensível sua marca for ao que está acontecendo com o mundo, mais conectada ela estará e fará a diferença na vida do seu cliente.
Para começar esta mudança, pense em conteúdos que você gosta de acompanhar. Depois compare com o que a sua marca tem compartilhado. Este é um bom exercício para enxergar o espaço que a sua empresa/marca ainda não ocupa na internet.
Pense também sobre onde você quer estar depois disso tudo? Como você quer ser lembrado? E o principal, qual é o seu objetivo? Neste caso não cabe a velha e rasa resposta: vender.
Esperamos que esta reflexão tenha te causado um bom impacto. Ou um incômodo, ainda que pequeno, sobre como podemos ser a mudança nesta grande rede que hoje não sabemos mais viver sem 😉