Inbound Marketing: a estratégia que gera resultados
Inbound Marketing: a estratégia que gera resultados
Você é dono de um negócio e neste momento está pensando no que pode ser feito para aumentar as vendas da sua empresa.
Depois de uma busca na internet, encontra algo chamado Inbound Marketing e se pergunta, “O que é isso?”. Se este é o seu caso, nós da Dona Jurema vamos te explicar como funciona esta estratégia e como ela pode fazer a diferença no seu negócio.
O que é o inbound marketing?
Diferente do marketing tradicional, o inbound marketing é uma estratégia que tem o objetivo de atrair as pessoas certas para conhecerem o seu produto/serviço e transformá-las em clientes, usando conteúdo relevante.
Aplicando essa técnica, a marca não faz ações à procura de clientes, e sim, cria conteúdos para atraí-los. Assim, ele se sente mais à vontade para decidir qual é o melhor momento de fechar a compra.
Chamamos esse processo de decisão, de funil de vendas. Imagine um funil, os primeiros conteúdos, é o topo, informações estrategicamente criadas para chamar a atenção do usuário. A partir do primeiro sinal dele de interesse, inicia-se um trabalho de nutrição, com assuntos e materiais sobre a dificuldade que este cliente em potencial está passando, e como seus produtos/serviços podem atuar na resolução deles. A cada nova etapa, o usuário se aprofunda neste funil, até chegar no fundo, se sentindo seguro e confiante com a empresa. De usuário ele é convertido a lead e se torna um contato qualificado.
O inbound utiliza de mecanismos de buscas, redes sociais, blog, e-mail, site e landing page
para divulgar o conteúdo de cada etapa do funil.
👉🏼 Vamos analisar um cenário: ao assistir um vídeo no YouTube, uma propaganda de carro te interrompe. Você se sentirá incomodado e muitas vezes nem vai prestar atenção e irá pular o anúncio.
👉🏼 Agora em outra situação, você tem interesse em criar uma horta em casa. Faz algumas pesquisas na internet, e é impactado por um conteúdo com dicas de como montar uma horta com as sementes da Viva. Nesse material você aprende várias coisas, lê outras informações no blog, assiste aos vídeos, e percebe que chegou o momento de ter a horta e que aquela marca irá te ajudar nesse processo.
O que podemos perceber de diferente entre os dois exemplos? No primeiro, naquele momento, o assunto "carro", não era seu foco, e por isso nem consumiu o conteúdo. No segundo, você estava pesquisando sobre "horta", e encontrou naturalmente materiais com esse assunto do seu interesse.
O inbound marketing não é invasivo, ele segue o fluxo de acordo com o comportamento de cada lead.
Inbound marketing x outbound marketing
Vamos ver agora qual a real vantagem do inbound sobre o marketing tradicional (outbound marketing).

Jornada do Consumidor
No inbound marketing existe a jornada do consumidor, que são as etapas
que o lead precisa passar para comprar e se fidelizar. São elas:
Atrair:
investimento em conteúdo, como e-book, gráficos, vídeos etc. Distribuição em sites, blogs, Google Ads e Facebook Ads.
Converter:
para as pessoas terem acesso a esses materiais elas fornecem alguns dados pessoais. De início pedimos nome e e-mail, e a medida que o relacionamento progride, podemos solicitar outras informações.
Relacionar:
neste momento é criado um vínculo com lead. E por e-mail são enviados conteúdos de acordo com a abertura destes. Aqui, aproveitamos para falar sobre soluções que interessem o lead de forma natural, e a medida que ele avança no funil de vendas, adotamos o tom mais vendedor.
Vender:
de acordo com o critério que estabelecemos, entendemos que o lead está pronto para receber uma abordagem comercial.
Analisar:
depois do contato comercial, é hora de avaliar se o retorno foi positivo ou não. Se sim, ótimo. Se não, novas ações serão efetivadas para continuar nutrindo o lead.
Encantar:
são realizadas ações de relacionamento pós-venda como, pesquisa, disponibilizar material exclusivo ou sobre o produto comprado etc. Nesta etapa muitos clientes se tornam seguidores da marca e divulgadores.
Por que a sua empresa precisa de Inbound Marketing?
O seu negócio não precisa abandonar o marketing tradicional, pois ele tem os seus resultados, mas você pode alinhar o inbound marketing à sua estratégia, para aumentar o relacionamento, as vendas e fidelizar.
Segundo uma pesquisa da Rockcontent, “A adoção de marketing de conteúdo gera 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas, em média”. É um dado muito interessante, e mostra que o inbound é uma ótima ferramenta para solucionar a sua dúvida do início dessa matéria: Como gerar mais vendas?.
👉🏼 Preparado para começar uma nova jornada?